VIGIA VARAO

VIGIA VARAO
Bem Vindo!

Clube Foto: 57 anos construindo sua história junto com Volta Redonda

Fabiana Longo*



O Clube Foto Filatélico Numismático de Volta Redonda foi inaugurado no dia 31 de março de 1954, quase quatro meses antes da emancipação da própria cidade. Hoje, com 57 anos de história, já é conhecido e íntimo de todos da cidade, chamado apenas de “Clube Foto”, acumula as funções de associação cultural, ponto de cultura e, mais recentemente, de cineclube.
A entidade foi muito importante entre as décadas de 60 e 80, sediando diversos eventos de relevância nacional e chegou a ter mais de mil filiados, projetando o nome de Volta Redonda em todo o país. Na década de 90, as atividades esfriaram um pouco, retomando com força total em 2006, quando a atual presidente, Kika Monnteiro, assumiu o mandato. Desde então foi feita uma “arrumação” completa no clube: o acervo foi resgatado e colocado à disposição para visita da comunidade, novas doações voltaram a ser aceitas, fotógrafos e colecionadores podem se cadastrar novamente no clube e as atividades recomeçaram.
“Desde que assumi a presidência do clube manifestei a vontade de oferecer cursos de fotografia para os alunos da rede pública. Quando fomos contemplados no edital de Ponto de Cultura com este projeto, foi um sonho realizado”, conta Kika. O projeto “A Fotografia Como Inclusão Social” foi apresentado ao programa Mais Cultura – do Ministério da Cultura – em 2009 e começou a desenvolver as atividades em 2010, com cursos gratuitos para estudantes da rede pública de ensino - desde crianças a idosos e em parceira com instituições que beneficiam pessoas com vulnerabilidade social. “São cursos de fotografia digital, analógica P&B, oficinas, exposições, além de palestras com profissionais especializados”, conta a coordenadora do Ponto de Cultura, Angela do Bem.  “O que me deixa ainda mais feliz é o interesse das pessoas em participar. Ver profissionais da área e alunos que fazem o curso com a gente, se oferecerem para trabalhar como voluntários no projeto, é realmente grati ficante”, completa Angela.
O acervo do clube – contendo moedas, selos, fotografias e câmeras fotográficas – integra o projeto “Museu Fotográfico de Volta Redonda” e está aberto para a visitação de toda a comunidade e também aceita doações. “Recebemos principalmente doações de fotografias antigas contando a história da entidade e de Volta Redonda. Para quem quiser doar é só nos procurar em nossa sede que fazemos a digitalização das imagens, devolvemos as fotos (se a pessoa desejar) e gravamos as imagens digitalizadas em CD para o doador”, explica Kika Monnteiro.
Ainda no ano de 2010 o Clube Foto recebeu mais uma boa notícia: foi contemplado também no edital do Cine Mais Cultura para se tornar um cineclube. As exibições começaram em janeiro e, desde então, acontecem toda segunda-feira, pontualmente às 19h30. “O objetivo principal de um cineclube contemplado pelo Ministério da Cultura é disseminar o cinema nacional. Estamos exibindo gratuitamente não apenas os filmes mais conhecidos, mas também clássicos e alternativos, que nos levam à reflexão”, conta Leslie Assis, coordenadora do Cineclube.
Para fortalecer ainda mais o time, o Clube Foto ganhou reforços com a chegada de novos diretores: Jânio Lacerda – no Conselho Fiscal; e Thayra Azevedo – Diretora de Comunicação, que chegou para expor com força a entidade na mídia. “Nosso objetivo é divulgar cada vez mais as atividades do Clube nas redes sociais, atualizando as ferramentas  já existentes e criando novas, como o blog do Cineclube que já está no ar; além de postar sobre os filmes que serão exibidos, também falaremos dos filmes que estão em alta no momento. E claro, melhorar ainda mais o conteúdo do Caderno Especial do Clube Foto - informativo mensal publicado no jornal Volta Cultural”,  afirma Thayra. Portanto, amantes da fotografia e do cinema, é só aguardar para ver!
E assim, nosso Clube, quase sexagenário, segue no século XXI, cheio de gás com os novos projetos e sempre de braços abertos para parcerias culturais em Volta Redonda e região.

Serviço
Rua 19, nº 21, Vila Santa Cecília, ao lado da quadra do Colégio Batista.
Horário de visitação: 8 às 18h
Telefone: (24) 3342-6450/ 3112-4822
E-mail: contato@clubefoto.com.br/
cineclube@clubefoto.com.br/
pontodecultura@clubefoto.com.br


*Matéria publicada no Jornal VOLTA CULTURAL, edição nº 53, 2ª quinzena de março de 2011.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.