VIGIA VARAO

VIGIA VARAO
Bem Vindo!

Associação de Moradores do Açude realiza reunião contra o fechamento do CIEP 403

O presidente da AMABA- Associação de Moradores dos bairros Açude I, II, III e IV, Alan Cunha, esteve pessoalmente, na tarde do dia 12 de Dezembro, na Audiência Pública da Comissão de Educação da ALERJ- Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, na qual o atual secretário estadual de educação, Wagner Victer fez um balanço de seus dois anos e meio a frente da pasta. Alan Cunha, usou a tribuna da ALERJ, a convite do Deputado, Flavio Serafini (Psol), e cobrou diretamente do secretario e de toda a cúpula da SEEDUC- Secretaria Estadual do Rio de Janeiro, o não fechamento da unidade do CIEP 403- Maria de Lourdes Giovanetti e alertou que esta atitude autoritária e absurda e que irá ocasionar consequências terríveis que tange a segurança pública da comunidade do Açude, salientou que, na secretaria do CIEP 403, tem uma relação de moradores interessado em estudar na escola e que precisamos garantir acesso à Educação como direito para parcela importante de cidadãos fluminenses implementando políticas de desbloqueio das matrículas do Ensino Médio Regular e de ofertas de vagas em diversos níveis cursos técnicos e modalidades de ensino.

A AMABA, convocou população e diversas autoridades para uma reunião com caráter emergencial, e aconteceu na última semana, com o objetivo de debater ações e estratégias no intuito de reverter o fechamento do Ciep 403 – Maria de Lourdes Giovanetti, a única escola do local que oferece ensino médio. O decreto de fechamento da escola foi assinado por Wagner Granja Victer, Secretário de Estado de Educação.

De acordo com a direção do CIEP 403, atualmente, vinte e oito alunos estão matriculados no Ciep 403, porém apenas 23 estão estudando de fato. Cinco trancaram suas matrículas. A Associação de Moradores do Açude (Amaba) estão percorrendo o bairro com um abaixo assinado e a intenção é colher mil assinaturas. Estão engajados nesse processo contra o fechamento do CIEP 403, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério Público, a Câmara Municipal de Volta Redonda, a Vara da Infância e Adolescência, Ordem dos Advogados de Volta Redonda- OAB-VR, SEPE-VR, UFF-VR e a Prefeitura de Volta Redonda também foram notificados. O presidente da AMABA, Alan Cunha, afirmou que o Ciep tem importância para a comunidade e teme que a escola, com os portões trancados, seja utilizada para consumo de drogas e atos ilícitos, além de sobrecarregar outras escolas e dificultar o deslocamento dos moradores do bairro. Estiveram na reunião, o assessor do Deputado Federal Antônio Furtado, Marcelo Miranda, apontou a Constituição Federal, que garante, direitos constitucionais como: acesso a educação, a saúde, a segurança, entre outros, e demonstrou indignação com o fechamento do Ciep. Falou que o Deputado Antonio, Furtado, tem conversado pessoalmente com o governador eleito, Wilson Witzel e afirmou que assumirem em janeiro, farão uma avaliação sobre o caso e buscar a funcionalidade em toda a sua totalidade da única unidade de ensino médio do Açude.

O Deputado Federal Alexandre Serfiotes, disse que desde de o começo de 2017, vem acompanhando a situação do fechamento do Ciep, e que no mesmo ano esteve com o governador Pezão, que, segundo o deputado, teria assumido o compromisso de manter o Ciep aberto, o que não aconteceu. Serfiotis assumiu o compromisso de ajudar a comunidade, e reafirmou buscar soluções, ressaltando sua preocupação com o alto índice de violência que pode acontecer se o CIEP de fato for fechado , afirmou que fica triste em chegar aqui, depois de um ano e receber essa notícia. O que eu propus é que a gente busque imediatamente uma reunião com a equipe de transição do novo governador e com o secretário de Educação, ainda este ano, e se não for possível, no início do ano que vem. Se a gente quer combater a violência e resgatar o Estado, não é fechando a escola que a gente vai conseguir isso, ressaltou, Serfiotes.

Já o deputado estadual (Psol), Flávio Serafini, se comprometeu a entrar em contato com representantes do governo do Estado e buscar uma solução junto com o atual governo e o de transição o não fechamento dessa unidade tão importante para a comunidade.







Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.