VIGIA VARAO

VIGIA VARAO
Bem Vindo!

Estudantes de todo o país participaram da 11º edição do ENEM



Matéria publicada no Jornal A Voz da Cidade, dia 9 de Dezembro do ano de 2009

NACIONAL

Os últimos finais de semana foi de prova para milhões de estudantes brasileiros que participaram da 11º Edição do Exame Nacional do Ensino Médio( ENEM). O exame, que acontecei no sábado e domingo em todo o país, deveria ser realizado no mês de outubro, mas devido o roubo da prova, houve cancelamento, que acabou prejudicando quatro milhões de candidatos e por enquanto causou prejuízo de mais de R$ 30 milhôes aos cofres públicos; Além disso, pode ter resultado no maior índice de abstenção de todos os tempos.
Segundo informações da Agência Brasil, criada em 1998, a prova do ENEM é voluntária, mas ganhou peso desde que passou a ser pré-requisito para conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos(ProUni). Neste ano, ela também substituirá, total ou parcialmente, o Vestibular pelo menos 40 universidades federais. Depois da fraude constatada no exame, muitos estudantes admitiram que as mudanças deixaram a prova mais difícil. Com isso, de cordo com esses estudantes, as chances de conseguir uma bolsa no ProUni são menores. Além disso, acreditam que depois do vazamento do ENEM continua a ter um peso importante. Em relação ao adiamento da prova, muitos acreditam que atrapalhou os candidatos pelo fato do exame ter ficado próxima á de outros vestibulares, como o da Universidade de Brasília(UnB).
Muitos candidatos reclamaram da quantidade de questões. Disseram que foram, muitas e, por isso, o exame se tornou cansativo. Cada prova contou com 45 questões de múltipla escolha, totalizando 180 durante os dois dias, além da redação.

RESULTADO DO ENEM

Segundo o Ministério da Educação, o resultado final das provas deverá ser publicado no dia 5 de fevereiro de 2010. As provas objetivas e as redações serão corrigidas separadamente e essas últimas serão lidas em telas de computadores após passar por um scanner, para digitalizar a imagem.
Em janeiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP)deverá aplicar o exame para as pessoas que estão presas(cadeia). Reclamações sobre a aplicação da prova podem ser feitas no serviço Fala, Brasil pelo telefone 0800-616161 ou no Fale Conosco, dispo´nível no site: www.inep.gov.br.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.