VIGIA VARAO

VIGIA VARAO
Bem Vindo!

Alan Cunha participa da entrevista com grupo de estudantes do CEU




O CEU (Comitê de Expansão Universitária) formado por estudantes secundaristas e de ensino superior esteve na UFF (Universidade Federal Fluminense) Campus Vila para entrevistar o Professor Alexandre José da Silva que é diretor do Polo Universitário de Volta Redonda e responsável pela expansão universitária do Polo da UFF em Volta Redonda.


CEU: Os investimentos em novos cursos e até em um novo campus é muito importante para nós, a gente gostaria de saber detalhes sobre a tendência desses investimentos?

Alexandre: É um programa do Governo Federal que prevê novos investimentos na universidade pública e a sua descentralização. A criação do polo em Volta Redonda começou em 2005 com a criação do curso de administração e ampliação de vagas, de lá pra cá não parou de crescer e isto é uma tendência. Para 2010 teremos os seguintes cursos: administração, administração pública, ciências contábeis, engenharia de agronegócios, engenharia de produção, engenharia mecânica, engenharia metalúrgica, física, matemática computacional, bacharelado e licenciatura em química, e já existem estudos avançados para a implantação do curso de direito, ao todo serão oferecidos 760 novas vagas em 2010.

CEU: O senhor citou o curso de direito como um curso que já está no forno, daria para fornecer mais informações?

Alexandre: Os estudos para implantar o curso de direito já estão adiantado, mas ainda precisa passar por uma análise da OAB e da aprovação do departamento específico da faculdade em Niterói/RJ, mas até o espaço e a estrutura já existem.

CEU: Como foi feita a pesquisa para definir os cursos que já foram ou serão implantados para 2010?

Alexandre: A região Sul Fluminense é muito carente de Ensino Superior Público, a UERJ tem um braço em Resende e agora temos o CEFET, e isso reflete na demanda ou seja, existe a necessidade de uma maior presença de universidade pública na região, além disso foram feitas pesquisas mercadológicas que apontaram carências para todas essas áreas.

CEU: O senhor poderia esclarecer como vão ser os cursos de física e matemática computacional?

Alexandre: Na verdade são cursos de física e matemática com ênfase em computação ou seja é a utilização de ferramentas e aplicativos computacionais para melhor aplicar e desenvolver as teorias, ensaios e pesquisas.

CEU: Qual foi o apoio que o Polo Universitário recebeu da região para essa expansão?

Alexandre: Como disse no início é um programa do Governo Federal, que recebeu apoio do município e de toda a bancada federal do Rio de Janeiro, em especial da Deputada Cida Diogo (PT) que tem trabalhado junto com a gente de forma consistente e contínua.

CEU: A UFF está promovendo palestra nas escolas sobre os novos cursos e numa dessas questionamos a falta do curso de história nessa primeira fase da expansão e disseram que houve estudos sobre demanda. Gostaria de saber a sua opinião sobre a implantação do curso de história?

Alexandre: Hoje as universidades agem cada vez mais de forma descentralizadas. Agora que vamos ter a Escola de Ciências Humanas, acredito que esses cursos como o de assistência social, psicologia, história e outros serão implementados gradativamente.

CEU: O senhor poderia falar quais são as funções do profissional formado em Engenharia de Produção?

Alexandre: É um profissional que trata dos arranjos tecnológicos para resolver problemas de toda ordem, que envolvem máquina, atividade física, relação pessoal, administração e planejamento. Na verdade é uma necessidade da evolução. Pode-se dizer que engenharia civil e militar foram a matriz de todas as outras com um pouco de cada especialidade e com os avanços tecnológicos houve a necessidade de uma maior especialização e uma maior dedicação, nessa nova área que é hoje fundamental, a engenharia de produção. Devido a essas novas exigências criadas pela evolução tecnológica, passou-se a ter a necessidade de um curso com uma formação nos moldes da engenharia de produção que estuda as utilizações e funcionamento dos diversos instrumentos tecnológicos disponíveis, máquinas e equipamentos, os sub-sistemas ligados dentro de cada empresa e recursos humanos ou seja, envolve-se com planejamento, administração, recursos humanos e também precisa dominar o conceito técnico industrial da produção buscando sempre o melhor controle de qualidade.

CEU: Professor, essa tendência de expansão é permanente?

Alexandre: Acredito que sim, pois é assim que vem ocorrendo desde 2005. Agora não podemos entrar no discurso fácil. Pois não dá para resolver todo problema de demanda de uma hora para outra. Por exemplo, um curso com 25 docentes permanente gera um custo de aproximadamente dois milhões e 400 mil por ano. Além das dificuldades de encontrar mestres e doutores disponíveis para todas as áreas e isso é uma realidade. Apesar do grande esforço que o Brasil está fazendo para atender essas demandas, esses problemas são reais. Por isso acredito na expansão depois desse primeiro impulso de forma gradual.

CEU: Existe um programa de Pós Graduação e Mestrado para o Polo de Volta Redonda?

Alexandre: Existe e isso é fundamental. Uma universidade pública não pode viver só de graduação, é preciso investir em pesquisas e cursos de extensão.

CEU: Como é o ingresso para os cursos de extensão universitário? É mais difícil que o vestibular?

Alexandre: Se comparar com o vestibular pela demanda é mais fácil, a seleção geralmente é feita pelo currículo e depois as vezes se faz uma prova, uma entrevista e uma avaliação sobre as potencialidades do candidato sobre o domínio de línguas estrangeiras.

CEU: Qual é o número de vagas no Polo Universitário de Volta Redonda?

Alexandre: O Polo Universitário da UFF de Volta Redonda deve oferecer para 2010 aproximadamente 5.000 vagas no total, ou seja entre novas vagas e as já existente.
Vagas do Polo Universitário
**UFF - Volta Redonda 2010**

Administração 120 vagas
Administração Pública 40 vagas
Ciências Contábeis 120 vagas
Engenharia de Agronegócios 80 vagas
Engenharia Metalúrgica 80 vagas
Engenharia Mecânica 80 vagas
Física Computacional 40 vagas
Matemática Computacional 40 vagas
Química Bacharelado 40 vagas
Química Licenciatura 40 vagas

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.