VIGIA VARAO

VIGIA VARAO
Bem Vindo!

Alan Cunha participa de reunião com o Prefeito Neto como representante do Aterrado e Juventude do PT






Matéria publicada no Portalvr.com, dia 23 de Setembro do ano de 2009

Juventude ganha política pública de investimentos

Centro de Referência e oportunidades de emprego são as prioridades na nova legislação


O prefeito Antonio Francisco Neto, e o Coordenador da Juventude e atual vice-prefeito, Nelsinho Gonçalves, fizeram o anúncio do projeto de lei que está sendo enviado à Câmara Municipal de Vereadores, instituindo a Política Municipal de Juventude(PMJ). Após ser aprovado no legislativo, o projeto vira Lei Municipal e vai favorecer o desenvolvimento de uma base sólida de investimentos do poder público municipal voltado para a juventude. Um conselho municipal de juventude será colocado em funcionamento com 60% representando a sociedade civil e 40% de integrantes do poder público.



A instalação em 60 dias de um Centro de Referência da Juventude para atividades com os jovens, estará em funcionamento no bairro Aterrado. A previsão é do prefeito Neto durante a apresentação do projeto de Lei que cria a Política Municipal de Juventude(PMJ) nesta quarta feira, 23, por volta das 10 horas, com a presença da presidente da Câmara, Neuza Jordão, vereadores, secretários municipais e associação de moradores do Aterrado. O prefeito destacou o trabalho realizado pelo secretário de Planejamento, Lincoln Botelho e o coordenador Nelsinho Gonçalves, na condução da discussão e propostas que estão no projeto.


As propostas do projeto foram elaboradas depois de 3 meses de debates no Orçamento Participativo sob a coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenadoria da Juventude, ouvindo a diversos segmentos da juventude: ´Aconteceu uma discussão ampla durante 3 meses e muitas propostas foram aceitas. Nós pretendemos colocar em prática o mais rápido possível`, disse. Ele citou ainda o trabalho da FEVRE na questão da formação de jovens no ensino médio e qualificação profissional, a prática de capoeira e o projeto cultural que inscreveu 6 mil alunos em aulas de dança, música e teatro nos bairros, a inclusão digital que a EPD está desenvolvendo com acesso gratuito. ‘Estamos avançando e vamos avançar mais ainda’, frisou Neto.


Trabalho – Um encontro envolvendo representantes do poder público, empresários e Ministério do Trabalho, estará acontecendo no próximo dia 15 de outubro, na ACIAP-VR, para colocar em prática a Lei do Aprendiz, que abre espaço do primeiro emprego aos jovens. A cidade tem mercado para contratar 1 mil jovens com base nesta legislação. ´Nós estamos investindo cerca de R$ 2 milhões em atividades para os jovens. É importante o jovem participar de cultura, de lazer, mas o que o jovem quer mesmo é trabalhar`, ressaltou Neto.
A parceria entre o executivo e o legislativo para qualificar e abrir novas perspectivas de um futuro melhor para a juventude, foi destacada pelos vereadores Neuza Jordão(presidente da Câmara), Luis Soró, Marquinho Motorista, José Augusto, Paulo Conrado. ‘ Estamos vendo agora o fruto desse trabalho em conjunto. Os ganhadores, os grandes vitoriosos são os jovens de Volta Redonda’, disse Conrado. O vice presidente da Associação de Moradores do Aterrado, Alan Cunha, agradeceu ao poder público por ter aceito a sugestão da associação quanto ao Centro de Referência.


Política da Juventude – O coordenador da Juventude, Nelsinho Gonçalves, disse que o projeto de lei tem metas bem estabelecidas para integrar todas as atividades, todos os programas e todos os projetos que vão acontecer para a juventude no município. Citou a lei aprovada em 2006 que criou o Conselho Municipal da Juventude, de autoria do vereador Valmir Vitor, que agora sairá do papel para virar realidade: ´O apoio do prefeito, da Câmara, é importante para uma política pública municipal para os jovens. A Lei do Conselho que não saiu do papel e poderá ser realidade com a política que garante investimentos para a juventude do município’ , comparou.


O presidente da Fevre, José Luiz de Sá, destacou os cursos profissionalizantes e novos investimentos como o centro de formação tecnológica para os jovens que será colocado em funcionamento no bairro Aéro Clube. O projeto que institui a Política Municipal de Juventude, busca assegurar direitos e gerar oportunidades aos jovens de 15 aos 29 anos. Reconhecer os direitos, incentivo a autonomia, respeito a diversidade e fortalecimento da participação juvenil nas políticas públicas são critérios do projeto enviado à Câmara dos Vereadores para votação.
Como órgãos da Política Municipal da Juventude(PMJ) fazem parte o Fórum Municipal de Juventude, Conferência Municipal, Conselho Municipal da Juventude e Coordenadoria da Juventude. A lei cria também o Comitê de Articulação e Acompanhamento da PMJ, cabendo à secretaria municipal de Governo acompanhar os programas e ações da PMJ. O coordenador da Juventude vai presidir o Conselho Municipal da Juventude e terá responsabilidade na manutenção dos custos. A lei entra em vigor logo após a publicação.


Link:


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.