VIGIA VARAO

VIGIA VARAO
Bem Vindo!

Segunda Etapa do PROUNI




Estudantes que desejam concorrer a bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos ( PROUNI) devem ficar atentos. A segunda etapa de inscrição para candidatos novos ou que ficaram fora da primeira etapa que aconteceu de 20 a 24 de julho de 2009, mas esta fase também terá duas chamadas e o processo terminou no dia 14 de Agosto do ano corrente.

As informações para os candidatos estão na página do PROUNI na internet: http://prouni-inscricao.mec.gov.br/inscricao/, o acesso à ficha de inscrição e a distribuição de bolsas nos estados e no Distrito Federal.


Em 2005, na primeira edição do programa e o primeiro semestre deste ano , o PROUNI possibilitou a inclusão de 540 mil estudantes no ensino superior privado. No primeiro semestre de 2009, o programa ofereceu 156.416 novas bolsas de estudos, das quais 95.694 integrais e 60.722 parciais de 50% da mensalidade. Com as 91.227 bolsas ofertadas nesse período, o programa soma este ano um total de 24.643 bolsas. Vale lembrar que o período para comprovação de informações das informações é de 14 a 20 de agosto de 2009.


Para concorrer ás bolsas integrais os candidatos com renda familiar de até um salário mínimo e meio, ou seja R$ 697, 50 por pessoa. Para as bolsas de 50% da mensalidade, serão beneficiadas estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O estudante também precisar atender pelo menos um dos critérios que são ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública, se em escola particular, na condição de bolsista integral, ser pessoa com deficiência, professor do quadro permanente da rede pública da Educação Básica. Os professores podem se inscrever para bolsas em cursos de licenciatura, Pedagogia ou Normal Superior e não precisam comprovar rendimentos. Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio( ENEM) no ano passado.


A Portaria Normativa MEC número 5, publicada no Diário Oficial da União do dia 4 de Agosto de 2009, informa que na inscrição o candidato deve escolher o tipo de bolsa, se integral ou parcial, e marcar cinco opções de instituições de ensino, de cursos, de habilitações ou turno. Já os candidatos com deficiência ou que se auto declararem indígenas, pardos ou pretos poderão optar por concorrer ás bolsas destinadas ás políticas afirmativas.





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.