VIGIA VARAO

VIGIA VARAO
Bem Vindo!

Juventude do PT de Volta Redonda participa de Congresso no Rio







Matéria publicada no Jornal Diário do Vale, 26 de Janeiro de 2011

Volta Redonda/Rio

A Juventude do PT de Volta Redonda participou, no fim de semana, de um encontro do Conselho Político do "Fora de Ordem", um dos segmentos jovens do partido. Durante o evento, que aconteceu na sede estadual do PT, no Rio, o coordenador Alan Cunha revelou a intenção de lançar candidatos jovens em 2012 não apenas para as cadeiras do Legislativo, mas também para concorrer à chefia do Executivo.

- A ideia nossa é de levar candidatos jovens do partido para vereador e para prefeito. Não descartamos essa possibilidade, a ideia é fazer novas lideranças para o partido se estruturar melhor - declarou Alan.

Apesar do entusiasmo, ele explicou que o partido ainda não aprovou a ideia.

- É uma coisa da juventude. A gente não sabe a posição deles ainda. O Paiva (vereador de Volta Redonda pelo partido) tem contribuído muito para o PT, a Cida Diogo também (ex-deputado federal pelo partido), mas entendemos que devemos fomentar novas lideranças - esclareceu.

Segundo ele, os nomes já teriam sido inclusive escolhidos. "Já temos alguns nomes, mas não podemos falar ainda".

O encontro do fim de semana reuniu mais de 20 jovens e, além de Alan, Neuma de Oliveira também representou Volta Redonda. Na pauta estavam as metas e ações para a II Conferencia Nacional de Juventude do Governo, o Congreso da UNE, que foi marcado para julho, e o II Congresso Nacional da JPT, cujas etapas municipais começam em setembro.

Ainda sobre o lançamento de candidaturas para 2012, os jovens petistas entraram em um consenso quanto à postura da juventude dentro do partido. Alan revelou que o grupo concluiu que a juventude precisa ter autonomia, e "enraizar os filiados jovens na base" para que possam construir candidaturas jovens para as prefeituras e para as câmaras municipais.

- O partido filia, mas não tem contato com o filiado. É preciso unir estes jovens e também é necessário que a juventude seja mais ativa no partido - frisou.

O pensamento do coordenador voltarredondense vai ao encontro do posicionamento de Tássia Rabelo, da Direção Nacional da Juventude do PT Nacional. Para ela, "é preciso constituir uma nova geração da Juventude do PT, através de novas filiações nos congressos onde diversas correntes da juventude petista apresentam suas teses e trocam experiências".

- Precisamos fortalecer a Juventude do PT com atividades como a Caravana da Juventude que passa por diversas cidades do Brasil - acrescentou Tássia.

Alan acrescentou que a estratégia usada pelo grupo para atrair e preparar esses novos filiados é a formação.

- Nosso foco é preparar para ocupar cargos. Propusemos a criação de cursos de formação política para a juventude, preparar um sujeito que seja formador de opinião. A gente faz sem depender tanto do partido, nosso grupo defende autonomia - detalhou.

Mesmo sendo realizado no estado do Rio de Janeiro, o encontro ainda reuniu jovens petistas de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Ceará e Rio Grande do Norte.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,34819.html#ixzz1CB4B41Lm

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.