VIGIA VARAO

VIGIA VARAO
Bem Vindo!

Aprovado o Projeto de Lei que que cria a Política Municipal da Juventude

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Volta Redonda, na noite do dia 22 de Março de 2010, o projeto de lei que institui a Política Municipal de Juventude (PMJ) e cria o Conselho Municipal de Juventude (CMJ), O texto foi enviado pelo Executivo e elaborado pela Coordenadoria Municipal de Juventude com a participação total da Juventude do PT de Volta Redonda, União da Juventude Socialista, Pastoral da Juventude, Associação dos Skatistas de Volta Redonda, Rede de Educação Cidadã, Associação de Moradores do Bairro Siderlância e do Aterrado.

De acordo com o vice-prefeito, foi um instrumento importante para unificar as políticas públicas para a juventude. Foi uma conquista para todos grupos da cidade - a juventude religiosa, partidária, cultural e esportiva. Nos reunimos várias vezes em 2009 e, juntos, discutimos a criação desses organismos - contou Nelsinho Gonçalves, coordenador da Juventude, que fez questão de agradecer à secretaria de Planejamento pela "grande participação e condução de parte das atividades".

O projeto criou duas instâncias representativas: o Comitê PMJ, que vai reunir treze órgãos, entre entidades e secretarias de governo, para articular e unificar as políticas públicas para o setor, existentes no município.
De outro lado, o Conselho da Juventude funcionará com a participação do poder público (Câmara e prefeitura), que corresponderão a 40% dos integrantes, e representantes da sociedade civil - movimentos, grupos, associações, entre outros, com 60% de participação. O órgão terá como função principal votar projetos e objetivos para o município, no que se refere à juventude.

O vereador Walmir Vitor (PT), que já tinha apresentado um projeto sobre esse tema em 2006, também aprovou a medida.
- Sempre lutei por esse conselho e acho que precisamos realmente avançar neste sentido. Muitas vezes a juventude tem ideias, projetos, precisamos ouvi-los. A partir de um plano como esse é que a cidade realmente se desenvolve - disse Walmir.
Ainda mais otimista, Neuza Jordão (PV) revelou um desejo ambicioso: que o projeto sirva para mudar as manchetes dos jornais. "Nossa juventude precisa deste espaço e não pode figurar apenas nos noticiários violentos. Vamos formar uma grande rede, com os projetos já existentes, para consolidar este trabalho. Estou muito contente e acho que o programa fortalece a juventude, vamos mudar as manchetes do jornais", apostou Neuza.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.