VIGIA VARAO

VIGIA VARAO
Bem Vindo!

Juventude do PT conquista Centro de Referência e a divisão do Conselho de Juventude




Juventude do PT conquista Centro de Referência e a divisão do Conselho de Juventude

A Juventude do PT de Volta Redonda (JPT/VR), coordenada pelo estudante Alan Cunha, encaminhou no último mês de setembro propostas a serem acrescentadas no Orçamento Participativo Jovem 2010 (OPJ 2010) da prefeitura. Esta é a primeira vez que o governo abre espaço para grupos jovens enviarem seus projetos. Dentre eles destaca a criação do Centro de Referência da Juventude local que visa contribuir para o desenvolvimento das atividades educacionais, culturais, artísticas, de saúde e lazer.
De acordo com o executivo municipal, o Centro de Referência, que será implantando no Bairro Aterrado, será inaugurado em no máximo 60 dias.

Uma outra proposta da Juventude do PT é a divisão do Conselho Municipal da Juventude, que faz parte de um projeto de lei. Durante três meses o grupo em parceria com entidades de Volta Redonda, como a Coordenadoria da Juventude e a Secretaria de Planejamento debateram propostas que posteriormente foram aceitas pelo governo. Um dos principais assuntos em pauta foi a divisão do conselho, sendo 60 por cento para a sociedade civil e 40 para o poder público, o que representa que mais da metade do conselho será composta pelos movimentos sociais e pela sociedade civil.

Segundo Alan Cunha, o projeto foi analisado minuciosamente durante os encontros do grupo, e concluíram que deverão acontecer alterações. “Nós decidimos que deve mudar um dos artigos do projeto referente a composição do conselho pela sociedade civil. A projeto original visa ser representado por três pessoas, sendo uma do movimento 1 universitário e 2 do secundarista, no entanto queremos inverter isso, pois o movimento secundarista é pouco atuante na cidade”, explica Alan, ainda de acordo com o estudante, a nova proposta será encaminhada para a aprovação na Câmara Municipal.

Na cidade existem atualmente 15 diretórios acadêmicos no Centro Universitário de Volta redonda (UniFOA), um no Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), dois no Centro Universitário de Barra Mansa UBM e dois na UFF. Outra mudança é em relação a candidatura ao cargo do conselho, que diz que apenas o coordenador da juventude, poderá ser candidato e não especifica sobre as inscrições de chapas de representadas pela sociedade civil na conferência, ou seja, não seria dirigida de forma colegiada.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.