VIGIA VARAO

VIGIA VARAO
Bem Vindo!

Como se inscrever no NOVO ENEM 2009

O Exame Nacional do Ensino Médio( ENEM) 2009, pode ser acessado através da internet, no portal do Ministério da Educação: http://www.enem.inep.gov.br/, os alunos concluintes do Ensino Médio em escolas públicas poderão se inscrever gratuitamente, para outros casos a taxa é de R$ 35.

Mais de um milhão de candidatos efetuaram as suas inscrições. As provas acontecerão entre os dias 3 e 4 de outubro de 2009, serão utilizadas mo processo seletivo de ingresso em grande parte das instituições de Ensino Superior.

O ENEM está diferente. Agora ele poderá servir como processo seletivo para ingresso nas universidades e nos institutos federais. A prova está mais abrangente, com questões mais próximas da realidade dos estudantes.

O novo exame também ajudará a melhorar a qualidade do Ensino Médio. O exame deste ano irá promover também a certificação de conclusão do ensino médio para jovens a partir de 18 anos e adultos. A prova substituirá o Exame Nacional de Competências de Jovens a Adultos (ENCCEJA).

Em algumas universidades, a nota do ENEM 2009 será utilizada para certificar apenas estudantes do Ensino Médio. O ENCCEJA para certificação dos estudantes ao Ensino Fundamental ainda será realizado realizado este ano.

SUBSTITUIÇÃO DO VESTIBULAR

A substituição do vestibular pelo ENEM irá atingir menos de 1/4 das vagas das Universidades Federais do Brasil. Das 55 existentes, apenas 42,7 mil vagas para 2010 ser conquistadas somente com a nota do ENEM. Segundo levantamento realizado com instiuições que irão aderir ao ENEM, 81% dos cursos que irão adota-lo como única forma de ingresso possuem baixa relação de candidato/vaga(8,8). As universidades afirmam que dessa adesão inicial servirá como um teste para avaliar o tipo de seleção que está sendo adotada .
Nos anos seguintes poderá aumentar o número de cursos que utilizaramo ENEM, tudo denpenderá do sucesso da prova. A grande adesão aos cursos pouco concorridos deverá melhorar e aumentar a seleção e a concorrência nesses cursos. Para cursos recentes e pouco procurado o ENEM passou a ser a única forma de ingresso. Já os cursos mais concorridos, como Medicina e Direito, precisam de uma melhor avaliação, por isso, além do ENEM, haverá uma segunda fase. Mas para ingressar na grande maioria das Instituições Federais do país o aluno deverá realizar a prova do ENEM, pois será utilizado tanto como substituto do vestibular, como primeira fase do vestibular ou para compor nota do vestibular.
ONZE ANOS DO ENEM
O ENEM completa onze anos de vida firmado com a maior avaliação do gênero da America Latina e uma das maiores do mundo. A prova é avaliativa do desempenho do estudantes que concluíram o Ensino Médio no ano da prova ou em anos anteriores. Desde que foi criado , em 1998, até hoje, o número de participantes do ENEM aumenta gradativamente, com isso o reconhecimento do exame como importante ferramenta avaliativa também cresce.
O principal objetivo do ENEM é essa avaliação das habilidades e competências dos estudantes, mas um ponto importante talvez seja a sua diferença das tradicionais prova de vestibular.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.